top of page

AMA Brasil coloca em prática o projeto ALGAMAR de algas marinhas no Litoral do Sudeste

Updated: Aug 3, 2021

Desde 2008 a AMA Brasil vem trabalhando no apoio e fomento da produção de algas marinhas e outros organismos aquáticos, seja em área continental ou em corpos d'água marinhos, e desta forma nasceu o projeto ALGAMAR, que produzirá efetivamente algas marinhas através dos seus associados e parceiros. Os associados da AMA Brasil já fazem parte da Cooperaqua, Cooperativa de Aquacultura do Litoral Norte de São Paulo, e conjuntamente já irão produzir uma estrutura piloto para iniciar a produção da espécie de alga marinha Kappaphycus alvarezii, sendo esta uma planta exótica que não é encontrada na nossa natureza, sendo assim necessária solicitar a licença ambiental para implantação, tendo como início das fazendas de produção a aquisição de mudas de outros produtores já certificados para a venda.



O projeto da AMA Brasil introduzirá as primeiras fazendas de cultivo na região sudeste do Brasil dentro do perímetro autorizado pelo Ibama, começando pelas quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, e posteriormente levará o modelo de produção para as cidades da região do Litoral Sul do Rio de Janeiro, compreendendo Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba, Itaguaí e todo o perímetro da Baía de Sepetiba na Capital, Rio de Janeiro.


As fazendas marinhas serão licenciadas individualmente, com projetos protocolados em cada localidade, e na medida que vão sendo autorizados serão implantados nas unidades de produção. O projeto prevê a utilização de bambu gigante que permitirá a integração de dois modelos

já experimentados em um único projeto, mesclando o sistema de balsas com o sistema de long-line. Todo o projeto pode ser melhor compreendido em seus detalhes através de conteúdo exibido neste Portal da AMA Brasil, e por isso mantenha a sua inscrição atualizada para receber informações e notícias.


10 views0 comments
bottom of page